quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estratificação na Praia

Sobreposição dos Estratos na Praia de Ribeira D’Ilhas
Nos dias de hoje a praia da Ribeira D’Ilhas, situada na Ericeira, é muito famosa pelas suas ondas e, por consequência, pelo surf. O que as pessoas desconhecem é que esta praia não só tem belíssimas ondas, onde se possa praticar esse desporto, como também apresenta rochas, e entre outras referências geológicas, que nos indicam que são da Era Mesozoica.

Ilustração1: Praia da Ribeira D'Ilhas






Esta praia teve como visita de estudo a plataforma de abrasão, isto é, uma superfície que se situa entre marés e onde se acumulam os detritos que caíram da zona superior da arriba, em virtude de a ação do mar ter escavado progressivamente a zona inferior.

Ilustração 2 Plataforma de Abrasão

 Ilustração 3 Superfícies de Estratificação

Na verdade são as diferentes camadas de grande comprimento ao longo da plataforma, que nos indicam qual o tipo de rochas existentes, o ambiente de formação e a datação da mesma.

Estas camadas são designadas por estratos e diferem uma das outras pela cor, pela composição e pela granulometria. Cada camada nova que se forma sobrepõe-se e comprime as mais antigas, situadas por baixo dela- Princípio da Sobreposição de Estratos. As superfícies, aproximadamente planas, que separam diferentes estratos denominam-se superfícies de estratificação. A superfície superior ao estrato denomina-se teto e a que fica por baixo é chamada muro.

A homogeneidade de cada estrato resulta de um processo sedimentar regular e contínuo em que se mantêm. Ora, aqui já sabemos que as rochas são sedimentares.

O que são rochas sedimentares, perguntam vocês? São rochas compostas por sedimentos carregados com água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 75% da área dos continentes e contêm a maior parte do material fóssil.

Devido à sua cor é possível descobrir qual a rocha sedimentar presente ao longo da plataforma de abrasão, Calcário. Esta rocha formou-se por precipitação de carbonato de cálcio (CaCo3), com formação do mineral calcite. Esta precipitação pode ser desencadeada pela variação das condições químicas das águas marinhas, nomeadamente do seu teor em CO2.

Com o facto de sabermos o que originou as rochas, conseguimos reconhecer que formaram-se num ambiente marinho de mar pouco profundo.




Na zona norte desta plataforma encontra-se uma outra referência geológica, entre os estratos, um lacólito, que é um tipo de intrusão ígnea concordante. Forma-se a partir da pressão do magma, que é suficientemente alta para forçar as camadas sobrejacentes para cima, dando ao lacólito uma forma de domo ou de cogumelo, sendo a base horizontal.


Ilustração 4 Lacólito




Em suma, também podemos encontrar sobreposição de estratos em mais locais, tais como:
  • Algarve:


Ilustração 5 Praia Olhos D'Água


Ilustração 6 Praia Maria Luísa
  • Sintra:
Ilustração 7 Praia da Aguda
Opinião/Crítica: Na minha opinião achei a visita de estudo muito importante do ponto de vista pedagógico, pois aprendi melhor sobre a sobreposição de estratos, e interessante por ter conhecido a praia da Ribeira D'Ilhas, pois gostei da praia e, futuramente, servirá como local para eu e a minha família podermos visitar.

Referências bibliográficas:


  • https://www.google.pt/maps/search/mapsa/@38.986859,-9.418105,3a,75y,90t/data=!3m5!1e2!3m3!1s48489942!2e1!3e10
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha_sedimentar
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Lac%C3%B3lito
  • Silva, A. D.; Santos, M. E.; Gramaxo, F.; Mesquita, A. F; Baldaia, L. & Félix, J. M. (2012). Terra, Universo de Vida; Porto Editora; Porto:pp. 62.
  • Powerpoint Rochas Sedimentares fornecido pela professora
  • http://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g1190872-d1466101-i58400691-Praia_dos_Olhos_de_Agua-Olhos_de_Agua_Albufeira_Faro_District_Algarve.html#52268013
  • http://belezasquevemdomundo.blogspot.pt/

2 comentários:

  1. Achei muito interessante, podes escrever para revistas de viagens, dá um toque na formatação.

    ResponderEliminar