segunda-feira, 1 de junho de 2015

A importância do Parque urbano Felício Loureiro

Os parques são comummente designados por  zonas verdes visto que são áreas com uma abundante vegetação e sem habitações. São   muito importantes para a qualidade de vida das populações e para o equilíbrio ambiental e podem ser naturais ou urbanos.
A visita de estudo geológico na região Sintra- Mafra-Ericeira iniciou-se no Parque Urbano Felício Loureiro.
Localização do parque
Um parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes.
O parque urbano Felício Loureiro é atravessado pelo rio Jamor.

curso do rio Jamor

Um rio é um curso de água superficial e regular, que pode desaguar num outro rio ou no mar. O rio Jamor é um rio português que nasce na serra da Carregueira, no concelho de Sintra, e vai desaguar no rio Tejo, na Cruz Quebrada. Toma o nome de Ribeira de Belas no troço inicial a montante da interseção com a ribeira de Venda Seca. O principal afluente da margem esquerda é a ribeira de Carenque.
O seu leito de cheia corresponde ao parque urbano Felício Loureiro.


Parque de Queluz inundado

O leito do rio corresponde ao espaço ocupado pelas águas do rio, sendo possível distinguir o leito aparente, de cheia(maior) e de estiagem (menor).
O leito aparente é o sulco por onde normalmente se deslocam as águas do rio e os materiais que elas transportam. O leito  de cheia corresponde ao espaço do vale que é inundável em época de cheias. Por sua vez o leito de estiagem é a zona ocupada por uma quantidade menor de água.
Leito de estiagem, aparente e de cheia
O parque ,não só  desempenha um  papel paisagístico  mas é também importante para a conservação e regularização das margens do Rio Jamor.Após a derrocada que se deu em 1967, não se construíram mais habitações no leito de cheia do rio para evitar mais destruições habitacionais que levem a muitos prejuízos.
Quando há grandes chuvadas  as vegetações do parque urbano Felício Loureiro  permitem um melhor escoamento da água , prevenindo deste modo a inundação das áreas vizinhas, desempenhando do por isso a vegetação um papel crucial, visto que mantém as partículas do solo coesas, evitando desastres nessa zona e posteriormente em áreas vizinhas.

Minha opinião :

Eu achei esta visita de estudo muito interessante pois foi uma maneira bastante interessante e apelativa de consolidar a matéria dada e de aprender  sobre a enorme importância do parque urbano Felício Loureiro.

Referências bibliográficas:

  • https://www.youtube.com/watch?v=rQ3uWIzOWV4
  • https://www.flickr.com/groups/cidadedequeluz/pool/48577607@N05/
  • https://www.google.pt/maps/place/Parque+Urbano+Fel%C3%ADcio+Loureiro/@38.754217,-9.259189,16z/data=!4m2!3m1!1s0x0:0x47a08d43bdfa81a9
  • power points fornecidos pela professora



1 comentário: